sábado, 17 de julho de 2010

PREDESTINAÇÃO - Predestinação versus Livre Arbítrio (parte 5)

A Bíblia manda ao homem crer.

As escrituras nos falam que o homem deve crer em Jesus Cristo, para receber a salvação. Literalmente há centenas de Escrituras que ensinam o homem que deve crer, confiar e ter fé em Deus.


• Porque Deus deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3.16) 
• Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do Judeu e também do grego. (Rm 1.16) 
• Sendo justificado pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. (Rm 5.1). 
• Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós é dom de Deus.(Ef 2.8). 
• Visto como na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus, pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. (1 Co 1.21). 

O homem deve crer para receber de Deus o presente da salvação. Crer é um ato da vontade do homem . Exercer a sua vontade e crer no que Deus tem dito, o homem não tem nada o que contar vantagem ou gabar-se. O ato da expiação dos pecados foi feito por Jesus, não pelo homem. Esta oferta de expiação não foi feita porque você merece, ou porque você ganhou, mas porque Ele se dispôs, quis que você tivesse a salvação. Poderia você conseguir um presente e depois mudar a situação dizendo que você merecia? É quase certo que não. A pessoa que oferece o presente é que determina a si mesma a quem dá o presente, e não a quem recebe.

O calvinista está certo em dizer que a salvação é um ato de soberania de Deus. Mas está errado em concluir que recebendo a Cristo, de algum modo é mérito de salvação. O extremo ponto de vista dos calvinistas está errado quando tira do homem a responsabilidade de receber a Cristo, atestando que Deus decretou alguns para ser salvos e outros para a perdição. Deus comanda a todo homem a crer e receber a Jesus Cristo. O homem não pode exercitar sua vontade fora do limite estabelecido por Deus. É um ato de Sua vontade (de Deus) possibilitar ao homem a receber a salvação.

O calvinismo que leva a razão humana ao extremo não é Bíblico confundindo a "Segurança do Crente" com a doutrina "Salvação Assegurada". A Bíblia claramente ensina que o homem pode voltar atrás, e deixar que o pecado domine a sua vida. Mas em Hb 11.6-11, 1 Co 11.30 e João 5.16, Deus lançará o pecador igualmente  morte. A doutrina Bíblica é de "segurança" não de "perseverança dos santos".

Os Arminianos estão certos que é de responsabilidade do homem receber a Cristo e que o homem deve receber a Cristo por meio da fé. Mas está errado em dizer que o homem pode crer porque tem uma partícula de divindade em si. E está grosseiramente errado em concluir que, pelo crer, também tem parte em sua expiação.

Salvação é um total ato de Deus e não do homem. Quando o homem recebe a Cristo, ele torna-se uma nova criatura em Cristo Jesus.

2 comentários:

Gnose_3F disse...

http://gnosesamaelaunweor.blogspot.com/

A Salvação individual só é possível quando percorremos o caminho que conduz a vida eterna.

O caminho foi dito por Jesus Cristo muitas vezes. E em uma de suas frases está muito bem resumido e sinalizado.

Jesus mostra o caminho na seguinte frase, em (Marcos, 8:34) "Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz, e siga-me".


Esta é a doutrina síntese contida em todas as religiões.

http://gnosesamaelaunweor.blogspot.com/

AR disse...

Concordo que a salvação vem por percorrermos o caminho que conduz a vida eterna que é JESUS CRISTO! Mas a salvação não vem pelo percorrer em si, o caminho, mas vem por meio d'Aquele que É O CAMINHO: JESUS CRISTO!
Sim, a doutrina síntese de quase todas as religiões está no PERCORRER, como esforço pessoal de cada um, "as velhas e boas obras", mas não dá pra dizer que negar-se a si mesmo e seguir a Jesus seja doutrina de todas as religiões, pois as diversas religiões pregam que todos os caminhos levam a Deus, mas somente da religião Cristã diz que JESUS CRISTO É O ÚNICO CAMINHO E NÃO HÁ OUTRO ALÉM DELE.
JESUS CRISTO diz claramente no Evangelho de João capítulo 14, versículo 6, : "Eu sou O CAMINHO, A Verdade e A Vida,. Ninguém vem ao Pai, senão POR MIM"!