quarta-feira, 14 de julho de 2010

PREDESTINAÇÃO - Predestinação versus Livre Arbítrio (parte 3)

Há alguma explicação Bíblica para a eleição segundo o Calvinismo?

A Bíblia afirma que Cristo morreu por todo homem. Nota-se que os versos seguintes claramente relatam:

• “E ele é a propiciação de nossos pecados: e não para os nossos apenas, mas ele é a propiciação de nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo". (1 João 2.2)
• "E deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu único filho, para a todo que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3.16)
• “Isto é bom e aceitável aos olhos de nosso Salvador; que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade".(1Tim. 2:4)
• "O qual (falando Jesus) se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo".(1Tim.2:6)
• "Porque o amor de nos constrange, julgando nós assim: que se um morreu por todos, logo, todos morreram".(2Co 5.14)
• “E disse ide por todo o mundo, e pregai as Escrituras".(Mar.16:15).
• “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia, mas é longânime para convosco, não querendo que nenhum se perca, senão que todos venham a arrepender-se.” (2 Pedro 3.9).
• "Mas Deus não tendo em conta o tempo da ignorância, anuncia agora, a todos os homens, em todo o lugar que se arrependam”. (Atos 17.30).
• "Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação da vida”. (Rm 5.18).
• "Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que for a feito um pouco menor que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos". (Hb 2.9).

Claramente cada versículo das escrituras acima ensina que Cristo morreu por todo homem em qualquer lugar e deseja que todo homem seja salvo. Qualquer ensino de homem que contradiz esta verdade é falso. Isto é entendido que aqueles que se baseiam na expiação limitada, contará dizendo “o mundo” e "os homens", realmente não diz todo o mundo e todos os homens, mas se rever apenas aos "eleitos". Seguramente, tal linha de pensamento é baseada nas razoes das faltas do homem, e não parece com princípios hermenêuticos (interpretação do texto bíblico). O claro sentido da palavra mundo (cosmos), usado na Bíblia significa toda a terra e todos nela e no mundo perdido. Nunca é usado na Bíblia referindo eleição de Deus. A palavra Todos é tudo incluído. Todos homens, incluem toda a espécie humana.Se Deus queria limitar a porção de salvação, Ele poderia escolher uma melhor palavra para "todos", "mundo" e "todo" homem! Ele escolheu estas palavras porque isto convém a intenção de Deus. Ele pagou o preço por todos os pecados dos homens em todo o mundo! Ele trouxe com seu próprio sangue o direito de oferecer a salvação. Expiação limitada quer dizer que Ele apenas sofreu por aqueles que serão salvos e isto é claramente um falso ensino bíblico.

Os Calvinistas devem reprovar tais ensinos de ensinar que a morte de Cristo foi limitada a apenas certos homens que poderiam ser salvos. Devem concluir que quando pregam o Evangelho e apresentam salvação aos seus ouvintes estão por certo "batendo a língua no queixo". Devem admitir que o que estão oferecendo não pode ser concebido. O Evangelho que se tornou "Boas Novas" é para seleção de poucos. Os outros estariam desperdiçando o tempo em ouvir sobre a morte, o sepultamento e a ressurreição de Cristo, pois eles não poderiam receber a Cristo.

Jesus disse que os habitantes de Sodoma e Gomorra receberiam menos juízo no dia do julgamento do que o povo de Israel. Ele alegou a isso pela razão de que eles tendo o ouvido e a Ele rejeitado como o Messias. (Mateus 10.15). Claramente porque ouviram e rejeitaram a verdade. Eles seriam mais duramente castigados do que aqueles que não tiveram o privilegio de ouvirem a verdade. Se as cidades de Israel não poderiam corresponder com a verdade após ouvir a Jesus por estarem predestinadas ao inferno, em que base poderia Deus fazer o julgamento mais severo do que aqueles que não o ouviram? Não há dúvida que Deus os tem em conta por seus pecados por rejeitarem a verdade e que eles poderiam ter ouvido e se arrependido.

A grande comissão para ir à todo o mundo e pregar o Evangelho perderia sua intenção. Por que pregar se Deus salvará os eleitos de qualquer forma. Os Calvinistas mais uma vez dizem, que Deus nos manda pregar o Evangelho para encontrar os eleitos. Isto é um exemplo da falha da razão humana. Se a Bíblia ensina que devemos ensinar aos homens em todos os lugares e que serão salvos por crerem que Jesus, e Deus de fato oferece a salvação para um determinado número previamente escolhido, então estaríamos nos tornando em mentirosos! É mentira dizer a alguém que Deus o salvará, se a Bíblia diz que não podem ser salvo!

ATOS 17.30-31 ensina que o homem é responsável e será julgado pelos seus pecados. A base do julgamento é em fato que Cristo veio ao mundo para trazer a salvação. Se você retira do homem a responsabilidade de receber a Cristo como seu salvador, se você retira do homem a chance de ser salvo, então você deixa Deus sem uma base para o julgamento. Não se pode condenar o homem por não receber alguma coisa que não é capaz de receber.

Voltando atrás para os muitos versículos, colocando que Cristo morreu pelos pecados do "mundo" você deve concluir que a morte de Cristo foi para a salvação daqueles que crêem e ao mesmo tempo para confirmar a condenação daqueles que não crêem.

Atos 17.31 "Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos.

Explanação Bíblica por Cooper P. Abrams, III

Nenhum comentário: