domingo, 11 de julho de 2010

PREDESTINAÇÃO - Predestinação versus Livre Arbítrio (parte 2)

Arminianismo
No século décimo sétimo, James Arminius, foi o primeiro formalmente a mencionar esta matéria e " …modificar o calvinismo, que de acordo para com ele. Deus não poderia ser considerado o autor do pecado, nem o homem mas uma automatização na mão de Deus".

Ele apresentou a perspectiva que a soberania de Deus em fato elegeu o homem a ser salvo. No entanto, ele pensou que a eleição seria baseado na onisciência de Deus de que poderia por fé aceitar a Cristo e quem poderia rejeitá-lo. Todos os homens, pensou ele, poderia ser salvo na condição de exercitarem sua vontade e crerem no Senhor Jesus Cristo. Ele rejeitou a idéia de que a expiação dos pecados seja limitada a apenas poucos e que Deus seja o autor do pecado. Arminius insistiu que Cristo morreu por todos os homens e salva a todos os que O aceitam por fé.

Arminius, no entanto foi fraco, na área bíblica da doutrina "Segurança Eterna do Crente". Segurança eterna significa, que uma vez salvo, o homem não pode perder a salvação. Arminius pensava que as escrituras não eram clara e que a Bíblia parecia ensinar aos crentes que a salvação poderia ser perdida.

Tal como os seguidores que seguiam aos ensinos de John Calvino ao extremo, muitos que sucederam James Arminius não deixaram seus ensinos, mas levaram a mais o ensino de que o homem teria a salvação em parte.

Os Arminianos, tal como ficaram conhecidos, pensavam que o homem participava com Deus na salvação. Basicamente, sua crença poderia ser explicada desta maneira;

Cristo deu a entrada do pagamento em nossa salvação, como sempre uma vez que nós a recebemos, para mantê-la devemos manter os pagamentos até ser completamente cheio de fé ou de boas obras. Este erro sério, em fato, faz a salvação parcialmente em obras, que a Bíblia claramente condena.

Tal homem como Charles Spurgeon, um dos maiores pregadores em tempos recentes pregava sobre a matéria alternadamente tanto salvação pela graça como a responsabilidade do homem a corresponder com a oferta de Deus para redenção. Ele poderia pregar eleição, que a Salvação era totalmente de Deus em um domingo e no próximo domingo pregando que o homem deve exercitar sua vontade em crer no Senhor Jesus Cristo.

Outros, escritores persuadiram severamente o ensino de que Deus teria predestinado alguns a serem salvos e igualmente predestinados outros a condenação para o inferno. Os predestinados a salvação, absolutamente seriam salvos e não haveria nenhum meio a prevenir. Em outra mão, o pobre infeliz alma, que teria sido escolhida por Deus a permanecer perdida, não poderia receber a Cristo e morreria e iria para o inferno.

John MacArthur, um Alto-Calvinista e muito popular pregador de rádio conclui que a disputa sobre a matéria é porque o homem não quer aceitar a soberania de Deus, por isto ofende o orgulho do homem e também ofende o seu senso de igualdade. Arthur Pink, chamando aos que ensinam a livre vontade do homem, " merit-mongers". Monges dos méritos, ele afirma que alguns rejeitam a soberania de Deus na Salvação: "porque ele é homem caído e quer assumir alguma responsabilidade — mesmo que isto seja muito insignificante — por ter crido. Ele desesperadamente quer algum crédito por ter criado o direito de escolha.

MacArthur conclui que o homem é impulsionado pela Doutrina de Eleição porque isto parece injusto que Deus escolheria alguns a salvar, e outros não. Diz ele, " ...a razão que o homem quer de toda maneira ter parte em sua salvação é porque ele que exercitar seu orgulho."

No entanto, há muitos que não se incluem igualmente com as categorias supostas por MacArthur e que rejeitam os ensinos calvinistas. Este povo incluindo o autor desta matéria, apela para as Escrituras Sagradas e encontra evidência para rejeitar os extremos tanto dos Calvinistas como os Arminianos.

Explanação Bíblica por Cooper P. Abrams, III

Nenhum comentário: