sexta-feira, 9 de julho de 2010

PREDESTINAÇÃO - Predestinação versus Livre Arbítrio

Vamos começar a entender os pressupostos da predestinação. Afinal, temos um monte de perguntas! Vamos pedir ao Espírito do Senhor que nos ilumine nessa empreitada e nos conduza ao conhecimento de Sua Verdade!
Segue abaixo e seguirá em outros posts algumas questões que poderão nos ajudar a começar a reflexão! Então, mãos à obra, ou, mentes e corações abertos e leitura às ganhas!

Que Papai abençoe a todos
Missionário Adilson

____________________________


Explanação Bíblica por Cooper P. Abrams, III

Um dos mais perplexos problemas para o ensino da Palavra de Deus tem sido corretamente ensinar a relação entre a doutrina de eleição e a doutrina de salvação pela graça. Estas duas doutrinas são mundialmente debatidas por Cristãos conservativos que são divididos em duas posições " Calvinista " e "Arminiana". Para entender o suposto problema devemos olhar por várias posições, os termos usados, e uma breve história da matéria, e depois apresentar uma solução Bíblica que fuja dos extremos do "Calvinista" e dos "Arminiano".

Calvinismo

John Calvino reformador Teólogo Suíço formulou o sistema em Soteriologia ( estudo da salvação) que leva seu nome. Seu ponto de vista declara que Deus predestinou alguns para ser salvos e outros a perdição. Calvinistas são divididos basicamente em dois grupos, os extremistas chamados "Hiper-Calvinistas" e "Calvinistas Moderados" os Hiper-Calvinistas se baseiam em cinco pontos do Calvinismo que serão explicados adiante. Os Calvinistas Moderados aceitam um ou mais desses cincos pontos. Calvinismo é também referido como o ensino de "limited atonement" expiação limitada. Esta controvérsia começou durante a reforma no décimo sexto século, por John Calvin que pensou que alguns homens foram predestinados por Deus para receber salvação e outros foram predestinados a ser condenados ao inferno. Estes que Deus em Sua soberania escolheu a ser salvo seria salvo. O resto da raça humana, não escolhida por Deus para receber vida eterna, não teve oportunidade a ser salvo. Deus teria decretado a sua perdição. Hoje esta Teologia é chamada de "Reforma Teológica". Esta é a posição dos Presbiterianos como também um grande número de Batistas que baseiam neste ensino.

Este ensino é também chamado "Cinco Pontos do Calvinismo". Os cincos pontos são representados usando a sigla "TULIP" em Inglês.

T Total depravity.
U Unconditional election.
L Limited atonement.
I Irresistible grace.
P Perseverance of the saints

Depravação total.
Eleição incondicional.
Expiação limitada.
Graça irresistível.
Perseverança dos santos.

Basicamente , ensina que o homem é totalmente depravado, sem nenhum direito ou habilidade de escolher e receber salvação. O Calvinismo pressupõem que o homem não tem nenhuma autonomia ou parte na escolha de vir a Jesus e receber salvação. Ele ensina que Deus, exercendo Sua soberania, primeiro elege e decreta a alguns para a salvação em tempos passados. depois estendeu " irressistible" irresistível graça para essas pessoas, significando que Deus oferecendo salvação, o homem não poderia refugar. No entanto, o homem não teria nada a fazer com sua salvação recebida, pois Deus o escolhera a salvá-lo o que o causou a ele a crer.

Há muitas objeções ao Calvinismo, a principal é que ensina quando Deus escolhe a salvar alguns Ele também escolhe outros a não salvar.

Este ponto de vista diz que há pessoas que não poderão ser salvos, porque Deus não os escolhera a salvá-los. Tais que faz tal objeção, contradizem o ensino Bíblico que primeiro, Jesus Cristo morreu e pagou por todos os pecados dos homens. (I João 2:2) e Deus "…há de ser todos os homens salvos ? (I Tim. 2:4).

Outro ponto bíblico dos Calvinistas é que ensinam a absoluta perseverança dos santos. Uma vez salvo, o homem não pode se perder, nem tão pouco sair da presença de Deus em sua vida. O homem nada fez para receber a salvação, e nada para manter ou perdê-la. Ele está totalmente nas mãos de Deus.

Nenhum comentário: