sábado, 17 de julho de 2010

PREDESTINAÇÃO - Predestinação versus Livre Arbítrio (parte 5)

A Bíblia manda ao homem crer.

As escrituras nos falam que o homem deve crer em Jesus Cristo, para receber a salvação. Literalmente há centenas de Escrituras que ensinam o homem que deve crer, confiar e ter fé em Deus.


• Porque Deus deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3.16) 
• Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do Judeu e também do grego. (Rm 1.16) 
• Sendo justificado pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. (Rm 5.1). 
• Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós é dom de Deus.(Ef 2.8). 
• Visto como na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus, pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. (1 Co 1.21). 

O homem deve crer para receber de Deus o presente da salvação. Crer é um ato da vontade do homem . Exercer a sua vontade e crer no que Deus tem dito, o homem não tem nada o que contar vantagem ou gabar-se. O ato da expiação dos pecados foi feito por Jesus, não pelo homem. Esta oferta de expiação não foi feita porque você merece, ou porque você ganhou, mas porque Ele se dispôs, quis que você tivesse a salvação. Poderia você conseguir um presente e depois mudar a situação dizendo que você merecia? É quase certo que não. A pessoa que oferece o presente é que determina a si mesma a quem dá o presente, e não a quem recebe.

O calvinista está certo em dizer que a salvação é um ato de soberania de Deus. Mas está errado em concluir que recebendo a Cristo, de algum modo é mérito de salvação. O extremo ponto de vista dos calvinistas está errado quando tira do homem a responsabilidade de receber a Cristo, atestando que Deus decretou alguns para ser salvos e outros para a perdição. Deus comanda a todo homem a crer e receber a Jesus Cristo. O homem não pode exercitar sua vontade fora do limite estabelecido por Deus. É um ato de Sua vontade (de Deus) possibilitar ao homem a receber a salvação.

O calvinismo que leva a razão humana ao extremo não é Bíblico confundindo a "Segurança do Crente" com a doutrina "Salvação Assegurada". A Bíblia claramente ensina que o homem pode voltar atrás, e deixar que o pecado domine a sua vida. Mas em Hb 11.6-11, 1 Co 11.30 e João 5.16, Deus lançará o pecador igualmente  morte. A doutrina Bíblica é de "segurança" não de "perseverança dos santos".

Os Arminianos estão certos que é de responsabilidade do homem receber a Cristo e que o homem deve receber a Cristo por meio da fé. Mas está errado em dizer que o homem pode crer porque tem uma partícula de divindade em si. E está grosseiramente errado em concluir que, pelo crer, também tem parte em sua expiação.

Salvação é um total ato de Deus e não do homem. Quando o homem recebe a Cristo, ele torna-se uma nova criatura em Cristo Jesus.

PREDESTINAÇÃO - Predestinação versus Livre Arbítrio (parte 4)

É bíblico o Arminianismo?

A bíblia afirma que todos os homens são pecadores, sem méritos e salvos pela graça de Deus a parte de nenhuma obra do homem.

• Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.(Ef 2.8-9) 
• Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. (Rm 3.23) 
• Mas as escrituras encerraram tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes. (Gl 3.22). 
• Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos. (Isaías 53.6). 
• Por que o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim; que se um morreu por todos, logo todos morreram. (2 Co 5.14). 
• Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram. (Rm 5.12). 

É bem claro o testamento de Deus que o homem é pecador e impossibilitado de salvar-se a si mesmo. E também dizer que o homem é uma partícula da divindade ou bondade, contradiz o que a Bíblia diz. Os Arminianos ensinam que o homem tem contribuição em sua salvação, no entanto isto é falta da razão humana não suportada pela Bíblia. Deus diz, " … Porquanto, a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita a lei de Deus, nem em verdade o pode ser". (Rm 8.7).

A Bíblia ensina que quando o homem é salvo ele recebe eterna vida. Os Arminianos ensinam que se o homem tem em parte a sua salvação, ele no entanto é um resultado natural, mas deve ter boas obras para assim manter a salvação. De acordo com esse ensino o crente pode deixar de crer e deixar a graça.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

PREDESTINAÇÃO - Predestinação versus Livre Arbítrio (parte 3)

Há alguma explicação Bíblica para a eleição segundo o Calvinismo?

A Bíblia afirma que Cristo morreu por todo homem. Nota-se que os versos seguintes claramente relatam:

• “E ele é a propiciação de nossos pecados: e não para os nossos apenas, mas ele é a propiciação de nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo". (1 João 2.2)
• "E deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu único filho, para a todo que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3.16)
• “Isto é bom e aceitável aos olhos de nosso Salvador; que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade".(1Tim. 2:4)
• "O qual (falando Jesus) se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo".(1Tim.2:6)
• "Porque o amor de nos constrange, julgando nós assim: que se um morreu por todos, logo, todos morreram".(2Co 5.14)
• “E disse ide por todo o mundo, e pregai as Escrituras".(Mar.16:15).
• “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia, mas é longânime para convosco, não querendo que nenhum se perca, senão que todos venham a arrepender-se.” (2 Pedro 3.9).
• "Mas Deus não tendo em conta o tempo da ignorância, anuncia agora, a todos os homens, em todo o lugar que se arrependam”. (Atos 17.30).
• "Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação da vida”. (Rm 5.18).
• "Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que for a feito um pouco menor que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos". (Hb 2.9).

Claramente cada versículo das escrituras acima ensina que Cristo morreu por todo homem em qualquer lugar e deseja que todo homem seja salvo. Qualquer ensino de homem que contradiz esta verdade é falso. Isto é entendido que aqueles que se baseiam na expiação limitada, contará dizendo “o mundo” e "os homens", realmente não diz todo o mundo e todos os homens, mas se rever apenas aos "eleitos". Seguramente, tal linha de pensamento é baseada nas razoes das faltas do homem, e não parece com princípios hermenêuticos (interpretação do texto bíblico). O claro sentido da palavra mundo (cosmos), usado na Bíblia significa toda a terra e todos nela e no mundo perdido. Nunca é usado na Bíblia referindo eleição de Deus. A palavra Todos é tudo incluído. Todos homens, incluem toda a espécie humana.Se Deus queria limitar a porção de salvação, Ele poderia escolher uma melhor palavra para "todos", "mundo" e "todo" homem! Ele escolheu estas palavras porque isto convém a intenção de Deus. Ele pagou o preço por todos os pecados dos homens em todo o mundo! Ele trouxe com seu próprio sangue o direito de oferecer a salvação. Expiação limitada quer dizer que Ele apenas sofreu por aqueles que serão salvos e isto é claramente um falso ensino bíblico.

Os Calvinistas devem reprovar tais ensinos de ensinar que a morte de Cristo foi limitada a apenas certos homens que poderiam ser salvos. Devem concluir que quando pregam o Evangelho e apresentam salvação aos seus ouvintes estão por certo "batendo a língua no queixo". Devem admitir que o que estão oferecendo não pode ser concebido. O Evangelho que se tornou "Boas Novas" é para seleção de poucos. Os outros estariam desperdiçando o tempo em ouvir sobre a morte, o sepultamento e a ressurreição de Cristo, pois eles não poderiam receber a Cristo.

Jesus disse que os habitantes de Sodoma e Gomorra receberiam menos juízo no dia do julgamento do que o povo de Israel. Ele alegou a isso pela razão de que eles tendo o ouvido e a Ele rejeitado como o Messias. (Mateus 10.15). Claramente porque ouviram e rejeitaram a verdade. Eles seriam mais duramente castigados do que aqueles que não tiveram o privilegio de ouvirem a verdade. Se as cidades de Israel não poderiam corresponder com a verdade após ouvir a Jesus por estarem predestinadas ao inferno, em que base poderia Deus fazer o julgamento mais severo do que aqueles que não o ouviram? Não há dúvida que Deus os tem em conta por seus pecados por rejeitarem a verdade e que eles poderiam ter ouvido e se arrependido.

A grande comissão para ir à todo o mundo e pregar o Evangelho perderia sua intenção. Por que pregar se Deus salvará os eleitos de qualquer forma. Os Calvinistas mais uma vez dizem, que Deus nos manda pregar o Evangelho para encontrar os eleitos. Isto é um exemplo da falha da razão humana. Se a Bíblia ensina que devemos ensinar aos homens em todos os lugares e que serão salvos por crerem que Jesus, e Deus de fato oferece a salvação para um determinado número previamente escolhido, então estaríamos nos tornando em mentirosos! É mentira dizer a alguém que Deus o salvará, se a Bíblia diz que não podem ser salvo!

ATOS 17.30-31 ensina que o homem é responsável e será julgado pelos seus pecados. A base do julgamento é em fato que Cristo veio ao mundo para trazer a salvação. Se você retira do homem a responsabilidade de receber a Cristo como seu salvador, se você retira do homem a chance de ser salvo, então você deixa Deus sem uma base para o julgamento. Não se pode condenar o homem por não receber alguma coisa que não é capaz de receber.

Voltando atrás para os muitos versículos, colocando que Cristo morreu pelos pecados do "mundo" você deve concluir que a morte de Cristo foi para a salvação daqueles que crêem e ao mesmo tempo para confirmar a condenação daqueles que não crêem.

Atos 17.31 "Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos.

Explanação Bíblica por Cooper P. Abrams, III

domingo, 11 de julho de 2010

PREDESTINAÇÃO - Predestinação versus Livre Arbítrio (parte 2)

Arminianismo
No século décimo sétimo, James Arminius, foi o primeiro formalmente a mencionar esta matéria e " …modificar o calvinismo, que de acordo para com ele. Deus não poderia ser considerado o autor do pecado, nem o homem mas uma automatização na mão de Deus".

Ele apresentou a perspectiva que a soberania de Deus em fato elegeu o homem a ser salvo. No entanto, ele pensou que a eleição seria baseado na onisciência de Deus de que poderia por fé aceitar a Cristo e quem poderia rejeitá-lo. Todos os homens, pensou ele, poderia ser salvo na condição de exercitarem sua vontade e crerem no Senhor Jesus Cristo. Ele rejeitou a idéia de que a expiação dos pecados seja limitada a apenas poucos e que Deus seja o autor do pecado. Arminius insistiu que Cristo morreu por todos os homens e salva a todos os que O aceitam por fé.

Arminius, no entanto foi fraco, na área bíblica da doutrina "Segurança Eterna do Crente". Segurança eterna significa, que uma vez salvo, o homem não pode perder a salvação. Arminius pensava que as escrituras não eram clara e que a Bíblia parecia ensinar aos crentes que a salvação poderia ser perdida.

Tal como os seguidores que seguiam aos ensinos de John Calvino ao extremo, muitos que sucederam James Arminius não deixaram seus ensinos, mas levaram a mais o ensino de que o homem teria a salvação em parte.

Os Arminianos, tal como ficaram conhecidos, pensavam que o homem participava com Deus na salvação. Basicamente, sua crença poderia ser explicada desta maneira;

Cristo deu a entrada do pagamento em nossa salvação, como sempre uma vez que nós a recebemos, para mantê-la devemos manter os pagamentos até ser completamente cheio de fé ou de boas obras. Este erro sério, em fato, faz a salvação parcialmente em obras, que a Bíblia claramente condena.

Tal homem como Charles Spurgeon, um dos maiores pregadores em tempos recentes pregava sobre a matéria alternadamente tanto salvação pela graça como a responsabilidade do homem a corresponder com a oferta de Deus para redenção. Ele poderia pregar eleição, que a Salvação era totalmente de Deus em um domingo e no próximo domingo pregando que o homem deve exercitar sua vontade em crer no Senhor Jesus Cristo.

Outros, escritores persuadiram severamente o ensino de que Deus teria predestinado alguns a serem salvos e igualmente predestinados outros a condenação para o inferno. Os predestinados a salvação, absolutamente seriam salvos e não haveria nenhum meio a prevenir. Em outra mão, o pobre infeliz alma, que teria sido escolhida por Deus a permanecer perdida, não poderia receber a Cristo e morreria e iria para o inferno.

John MacArthur, um Alto-Calvinista e muito popular pregador de rádio conclui que a disputa sobre a matéria é porque o homem não quer aceitar a soberania de Deus, por isto ofende o orgulho do homem e também ofende o seu senso de igualdade. Arthur Pink, chamando aos que ensinam a livre vontade do homem, " merit-mongers". Monges dos méritos, ele afirma que alguns rejeitam a soberania de Deus na Salvação: "porque ele é homem caído e quer assumir alguma responsabilidade — mesmo que isto seja muito insignificante — por ter crido. Ele desesperadamente quer algum crédito por ter criado o direito de escolha.

MacArthur conclui que o homem é impulsionado pela Doutrina de Eleição porque isto parece injusto que Deus escolheria alguns a salvar, e outros não. Diz ele, " ...a razão que o homem quer de toda maneira ter parte em sua salvação é porque ele que exercitar seu orgulho."

No entanto, há muitos que não se incluem igualmente com as categorias supostas por MacArthur e que rejeitam os ensinos calvinistas. Este povo incluindo o autor desta matéria, apela para as Escrituras Sagradas e encontra evidência para rejeitar os extremos tanto dos Calvinistas como os Arminianos.

Explanação Bíblica por Cooper P. Abrams, III

sexta-feira, 9 de julho de 2010

PREDESTINAÇÃO - Predestinação versus Livre Arbítrio

Vamos começar a entender os pressupostos da predestinação. Afinal, temos um monte de perguntas! Vamos pedir ao Espírito do Senhor que nos ilumine nessa empreitada e nos conduza ao conhecimento de Sua Verdade!
Segue abaixo e seguirá em outros posts algumas questões que poderão nos ajudar a começar a reflexão! Então, mãos à obra, ou, mentes e corações abertos e leitura às ganhas!

Que Papai abençoe a todos
Missionário Adilson

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Explanação Bíblica por Cooper P. Abrams, III

Um dos mais perplexos problemas para o ensino da Palavra de Deus tem sido corretamente ensinar a relação entre a doutrina de eleição e a doutrina de salvação pela graça. Estas duas doutrinas são mundialmente debatidas por Cristãos conservativos que são divididos em duas posições " Calvinista " e "Arminiana". Para entender o suposto problema devemos olhar por várias posições, os termos usados, e uma breve história da matéria, e depois apresentar uma solução Bíblica que fuja dos extremos do "Calvinista" e dos "Arminiano".

Calvinismo

John Calvino reformador Teólogo Suíço formulou o sistema em Soteriologia ( estudo da salvação) que leva seu nome. Seu ponto de vista declara que Deus predestinou alguns para ser salvos e outros a perdição. Calvinistas são divididos basicamente em dois grupos, os extremistas chamados "Hiper-Calvinistas" e "Calvinistas Moderados" os Hiper-Calvinistas se baseiam em cinco pontos do Calvinismo que serão explicados adiante. Os Calvinistas Moderados aceitam um ou mais desses cincos pontos. Calvinismo é também referido como o ensino de "limited atonement" expiação limitada. Esta controvérsia começou durante a reforma no décimo sexto século, por John Calvin que pensou que alguns homens foram predestinados por Deus para receber salvação e outros foram predestinados a ser condenados ao inferno. Estes que Deus em Sua soberania escolheu a ser salvo seria salvo. O resto da raça humana, não escolhida por Deus para receber vida eterna, não teve oportunidade a ser salvo. Deus teria decretado a sua perdição. Hoje esta Teologia é chamada de "Reforma Teológica". Esta é a posição dos Presbiterianos como também um grande número de Batistas que baseiam neste ensino.

Este ensino é também chamado "Cinco Pontos do Calvinismo". Os cincos pontos são representados usando a sigla "TULIP" em Inglês.

T Total depravity.
U Unconditional election.
L Limited atonement.
I Irresistible grace.
P Perseverance of the saints

Depravação total.
Eleição incondicional.
Expiação limitada.
Graça irresistível.
Perseverança dos santos.

Basicamente , ensina que o homem é totalmente depravado, sem nenhum direito ou habilidade de escolher e receber salvação. O Calvinismo pressupõem que o homem não tem nenhuma autonomia ou parte na escolha de vir a Jesus e receber salvação. Ele ensina que Deus, exercendo Sua soberania, primeiro elege e decreta a alguns para a salvação em tempos passados. depois estendeu " irressistible" irresistível graça para essas pessoas, significando que Deus oferecendo salvação, o homem não poderia refugar. No entanto, o homem não teria nada a fazer com sua salvação recebida, pois Deus o escolhera a salvá-lo o que o causou a ele a crer.

Há muitas objeções ao Calvinismo, a principal é que ensina quando Deus escolhe a salvar alguns Ele também escolhe outros a não salvar.

Este ponto de vista diz que há pessoas que não poderão ser salvos, porque Deus não os escolhera a salvá-los. Tais que faz tal objeção, contradizem o ensino Bíblico que primeiro, Jesus Cristo morreu e pagou por todos os pecados dos homens. (I João 2:2) e Deus "…há de ser todos os homens salvos ? (I Tim. 2:4).

Outro ponto bíblico dos Calvinistas é que ensinam a absoluta perseverança dos santos. Uma vez salvo, o homem não pode se perder, nem tão pouco sair da presença de Deus em sua vida. O homem nada fez para receber a salvação, e nada para manter ou perdê-la. Ele está totalmente nas mãos de Deus.