quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Não sejamos 'mornos'!


Heeeeeeeeeey maninhos e maninhas!!!
Como vocês estão?  - Espero que bem! :) 


Como de costume vamos dar aquela ORADA para agradecer pelo dia, pela vida, para que seja feita a vontade de Deus em nossas vidas e também por discernimento para que Deus fale à ti e à mim através desse texto. 


Foi bom orar né? :)   


[Lembrem-se ORAR é desenvolver um relacionamento com Deus.... Jesus fazia isso!! Dá uma lida em 
Mc 1:35; Lc 6:12; Lc 9:18; Lc 9:28 e Lc 11:1 -A Palavra em 1 João 2:6 diz o seguinte: "aquele que afirma que permanece nele (Jesus), deve andar como ele andou.". Portanto, se ele é nosso exemplo e os passos que devemos seguir... Orar é um desses passos... - Orar é conversar com o Pai é entregar tudo nas mãos dEle! Feito?]


Isso só foi um parenteses... 

Prossigamos...
----------------------

Tu me pergunta então: 'Que história é essa de "Não sejamos mornos" ?  Tu deve de estar viajando, só pode!'

É... pior que não estou... quem dera estar viajando... 

Vamos ler a seguinte passagem, possivelmente esclareça o que a Palavra quer nos dizer e aquilo que  eu gostaria de mostrar para nós... - Vou facilitar a vida de vocês e colocar a passagem, mas se quiserem acompanhar com suas bíblias, seria muito legal! :)

"Ao anjo da igreja em Laodicéia escreva: Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus.
Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente!
Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.
Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu.
Dou-lhe este aconselho: Compre de mim ouro refinado no fogo e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar.
Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se.
Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.
Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.
Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas." - Apocalipse 3:14-22

Para entendimento das expressões utilizadas: Algumas características da cidade de Laodicéia servem como base para a linguagem desta carta. Foi conhecida como um centro bancário (3:17-18). A região produzia lã preta (3:18) e um tipo de colírio para os olhos (3:19).]

- Conseguiram entender o que quero repassar com o "Não sejamos mornos!"?

Poderia entrar mais fundo nessa passagem... Detalhar ainda mais o que a Palavra quer nos dizer... Mas vamos tentar refletir e meditar a respeito do que vocês mesmos leram agora!

"Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente!
Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca." - Esse trecho da passagem faz uma analogia as águas presentes em Laodicéia, que vinham de fontes termais até a cidade, que ao chegar se encontrava morna, logo era ruim e considerada não potável, causando vômitos naqueles que a bebiam. - Quanto as águas quente e a fria, faz referência, respectivamente, as águas da cidade de Hierápolis que ajudavam no tratamento de alguns problemas de saúde. E as águas frias de Colossos que eram boas para beber. - Logo é visível o contraste que a passagem que nos passar! - Podemos ir um pouco mais a fundo... - Havia a autosuficiência, extrema segurança na riqueza e a indiferença na dependência de Cristo. Essa indiferença da igreja em Laodicéia era pior que as hostilidades abertas contra o Evangelho, e provocava repulsa em Cristo.

Ser morno é ser ruim... - Podemos dar exemplos tais como:

- Ir a igreja apenas querendo a Salvação!
- Ser uma pessoa na igreja e OUTRA pessoa na escola... durante a semana!
- Achar que não tem problemas!
- Achar que não precisa de ajuda de Jesus... de Deus!
- Ser cego para com teus pecados...

Enfim.... É o 'Não ser um nem outro' - Podemos colocar o 'ficar em cima do muro', que algum tempo atrás vimos que é o mesmo que ficar do lado do maligno... o muro é dele também... - Melhor ser frio ou quente do que morno...  

Cristo está gritando... 'batendo a porta', como podemos ver no outro trecho dessa passagem -> "Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo." <- Tu consegue perceber que a escolha é nossa? - Jesus nos dá as duas opções, ou nós deixamos Ele entrar em nossas vidas... ou não o deixamos... 

Voltando um pouco na passagem...
"Dou-lhe este aconselho: Compre de mim ouro refinado no fogo e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar." - Aí tu diz: "Comprar? Que isso!? O que tem a ver...?

Como coloquei acima, dá uma lida em "Para entendimento das expressões utilizadas:", que está em itálico e em verde. - Nessa observação dá pra entender melhor o que Jesus quer nos dizer... 
- Vejamos em tópicos:


1. Comprar de Cristo ouro refinado. A verdadeira riqueza é espiritual, e vem exclusivamente de Deus. Ele oferece o ouro puro, refinado pelo fogo.

2. Comprar do Senhor vestiduras brancas. É Deus quem lava os nossos pecados e nos veste de pureza e de atos de justiça (3:4; 19:8).

3. Comprar de Jesus colírio para os olhos. Somente Jesus pode curar a cegueira espiritual que aflige os orgulhosos e auto-suficientes. Foi exatamente o mesmo problema que Jesus criticou nos fariseus (Mateus 15:14; 23:25-26). É o mesmo problema de qualquer um que esquece da importância do sacrifício de Jesus e começa a confiar em si mesmo (2 Pedro 1:9).


E no versículo seguinte:
"Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se." - Dá uma lida em Hebreus 12:4-13...

No próximo:
"Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono." - Representa a comunhão com Cristo. E o reinar com Ele.  - Tal honra não seria para os orgulhosos e auto-suficientes, mas para os humildes e obedientes. Jesus foi obediente ao Pai aqui na terra para ser exaltado ao lado dele no céu (Filipenses 2:8-9). Somente os obedientes serão exaltados com Cristo.
Basta ao homem ouvir e atender Sua voz!!!  
["Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas." - Apocalispe 3:22]


Pois então....

Os questionamentos que ficam para refletirmos, meditarmos e orarmos:

- Quero ser quente ou frio, ou prefiro ficar acomodado como um 'morno'?
  
- Sou morno (cuidado pra não sermos orgulhosos ao nos respondermos isso)? 

- Minhas atitudes, ações, meu viver é de um seguidor fiel  que não é morno? 

- Quero abrir a porta pra Cristo entrar?!

Orem bastante a respeito... sempre... - Leiam da Palavra sempre, pois é nela que Deus mostra a vontade dEle e os ensinamentos dEle! ;)

Que Deus os abençoe poderosamente!
Uma abençoadíssima semana!!
Fiquem na Paz de Cristo!! 


Fontes: 
Bíblia!
http://www.estudosdabiblia.net/d135.htm
http://www.ipbafonsopenasjp.com.br/laodiceia-a-igreja-que-deixou-cristo-do-lado-de-fora/


Nenhum comentário: