sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A parábola do fariseu e o publicano

Boa noite pessoal!

Hoje vou escrever sobre a parábola do fariseu e o publicano:

"Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiam ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro publicano. O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, se propício a mim, pecador!
Digo-vos que este desceu justificado para  sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado."
Lucas 18:9-14

Primeiro vejamos a atitude do fariseu. Ele estava de em pé, orando para si mesmo, se exaltando diante de Deus, como se fosse digno disso. E na sua oração ele só se vangloria.
Já o publicano, nem ousava levantar os olhos aos céus, porque sabia que não era digno, e na sua oração ele disse apenas algumas poucas palavras, pedindo para que Deus o perdoasse. E isso bastou.

Olhem o resultado:
"Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado."

Deus quer que confiemos nEle e não em nós mesmos!


Essa parábola é uma exortação para que oremos com humildade diante de Deus, reconhecendo quem Ele é e quem nós somos, que não nos gloriemos diante de Deus, pois de maneira alguma somos salvos senão pelo infinito amor e misericórdia dEle, e para que não nos achemos melhor do que ninguém, pois todos somos iguais perante Deus!



Fiquem com Deus!
Abençoado final de semana ;)

Nenhum comentário: