terça-feira, 28 de agosto de 2012

Remorso X Arrependimento

Olá maninhos!
Tudo bem com vocês? - Espero que sim! :D

Antes de tudo, fecha teus olhos e ORA... pedindo perdão a Deus pelos teus pecados, colocando para fora aquilo que tem sentido e pedindo que Ele venha a lhe dar discernimento ao ler essa postagem. Que não seja o teu coração e tua mente, ou minhas palavras que venham a guia-los e edifica-los! Mas o que realmente Deus quer que eu e tu leiamos e reflitamos. 



-----------------------

Primeiramente devemos distinguir Remorso de Arrependimento.

Vejamos o significado de ambas as palavras:

Remorso: é um sentimento experimentado por aqueles que acreditam que cometeram uma ação que infringe um código moral (pessoal ou não) que obedecem. 


Ex: "Fiz algo que me deixou muito mal, porém só fiquei mal mesmo, não acho essa atitude tão absurda. Vou tentar compensar com coisas boas que eu fizer" - Remorso




Arrependimento: Na origem da palavra, arrependimento quer dizer mudança de atitude, ou seja, atitude contrária, ou oposta, àquela tomada anteriormente. Também conhecida como Metanóia (Meta= Mudança, Nóia= Mente - vindo do grego), arrependimento quer dizer "Mudança de Mentalidade".


Ex: "Fiz algo que me deixou muito mal, refleti sobre o que fiz e decidi parar de fazer isso. Estou arrependido pelo que fiz." - Arrependimento



Creio que seria possível terminar aqui a postagem... Visto que distinguir esses dois 'status' é algo importante. - Pois muitos podem tratar ambas as palavras como se fossem a mesma coisa. O que é totalmente o contrário!



Mas continuemos mais um pouco...



- "Mas o que a Palavra nos diz a respeito?"



Aqui óh!



"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."Romanos 12:2




 "...mas transformem-se pela renovação da sua mente,..." - Como havíamos visto logo acima, Arrependimento é nada mais do que uma mudança de mente, ou também, uma "Renovação da Mente".



 - "Quer dizer que, para sermos capazes de experimentar a comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, devemos nos arrepender, e NÃO nos conformarmos com o remorso?"



 SIM! E isso é algo extremamente importante! O arrependimento não deixa de ser o agir de Deus em ti. 


A Palavra de Deus nos diz isso:

"A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte." -  2 Coríntios 7:10



Vale lembrar que a salvação não pode ser conseguida por nós, ela é nos dada mediante a graça de Deus! - Leia nas Escrituras:

"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

não por obras, para que ninguém se glorie." - Efésios 2:8-9  

Isso é algo muito importante de se saber, e com total certeza é assunto para outra postagem... se não essa ficará muito extensa.



Bom...

Deixo uma frase que tirei de algum lugar, porém não sei de onde e também não sei qual é o autor. - De qualquer forma é algo bom para se refletir...

"Não mascare os seus erros com obras. Arrependa-se. Pois todas as vezes que você realiza obras por remorso, elas não passaram de obras mortas"


Uma ótima e abençoadíssima semana!

Deus os abençoe poderosamente!
Graça e Paz!

Nenhum comentário: