terça-feira, 15 de junho de 2010

Quem foi o profeta Elias?

I REIS 17:1-18:1, I REIS 18:17-46, II REIS 2:1-11

No início do reinado de Acabe sobre Israel, havia um homem de Deus, um profeta cujo nome era Elias, e que entrou em cena violentamente. Sua vida era marcada especialmente por duas qualidades: primeiro por sua obediência a Deus em situações estranhas e penosas e, depois, por sua coragem em face às adversidades.

O primeiro anúncio que vemos Elias fazendo é que não choveria durante três anos e meio. Em seguida, em obediência a Deus, ele partiu e escondeu-se nas proximidades de um riacho, em Querite. Dirigiu-se para lá sem nenhuma provisão, pois Deus havia prometido que corvos levar-lhe-iam carne e pão duas vezes por dia, que fizeram, e tomava da água do riacho.

Depois disso, o riacho secou e Deus o enviou a Sarepta, à casa de uma pobre viúva que estava para morrer de fome. Ela estava juntando gravetos para preparar sua última refeição e azeite que tinha, para se e seu filho. Deus, através de Elias, ordenou que primeiramente fizesse um pequeno bolo a Elias. Isso, sem dúvida, pareceu estranho, mas muitas vezes Deus realiza ações de maneiras estranhas. Ela foi obediente pela fé e Deus a abençoou. Conseqüentemente, houve sempre um pouco de farinha no barril e azeite na botija até que a estiagem de três anos e meio terminou.

No fim do período de três anos e meio, Elias, através da palavra de Deus, teve Acabe reunir todo o povo de Israel, como também os profetas de Baal e os profetas de Asera, totalizando 850 homens, no monte Carmelo. Lá, Elias confirmou Deus, através de um milagre, e em seguida matou todos os falsos profetas. Depois disso, Deus mandou chuva sobre Israel.

Após essa grande vitória sobre Acabe, você esperaria que Elias fosse excepcionalmente forte, mas o vemos esconder-se de medo perante Jezabel. Quando Deus finalizou seu plano com Elias, levou-o para o céu, ainda vivo, em um redemoinho, numa carruagem de fogo. Eliseu observou Elias sendo levado, pois Deus estava preparando Eliseu para ocupar seu posto.

Perguntas – ELIAS

1. Qual era a profissão de Elias?
2. Quem foi o rei durante o seu ministério?
3. Elias era um amigo para o rei e sua esposa?
4. Qual foi a primeira profecia de Elias?
5. O que ele fez, depois de anunciar a seca?
6. Como Deus providenciou as necessidades de Elias em Carite?
7. Para que cidade ele foi, depois da experiência do riacho?
8. Para quem foi enviado em Sarepta?
9. Qual a quantidade de comida que a viúva tinha para o período de seca?
10. Como ela foi comandada para dissipar a comida que tinha?
11. O que aconteceu, quando ela fez isso?
12. Qual foi a primeira coisa que Deus disse que Elias fizesse depois da seca?
13. O que Elias disse para Acabe fazer?
14. Quantos profetas falsos Jezabel alimentou durante a seca?
15. Como Elias desafiou os profetas de Baal?
16. Como Deus revelou-se através de Elias?
17. O que Elias fez para os falsos profetas?
18. Quem demonstrou grande ódio a Elias depois da chuva?
19. Quem foi o servo de Elias?
20. Qual foi o último evento relacionado a Elias em nossa lição?

Um comentário:

Anônimo disse...

qual era a profissao de elias