segunda-feira, 26 de abril de 2010

JOSÉ - A soberana mão de Deus

Vós bem intentastes o mal contra mim, porém Deus o tornou em bem (Gênesis 50.20).

Quando José finalmente se revelou a seus irmãos, eles ficaram apavorados... e deviam depois do que fizeram. Anos atrás, eles quase o tinham assassinado antes de decidirem vendê-lo como escravo. De algum modo, porém, José tornou-se o segundo homem mais poderoso no Egito — o que também os deixava estupefatos. Os irmãos reconheceram que suas vidas estavam nas mãos de José. Eles temeram diante dele, tremeram e esperaram pela sentença.

Ao contrário do que esperavam, eles ouviram seu irmão — por tanto tempo perdido — falar palavras de consolação. José disse-lhe para não ficarem irados consigo mesmos, pois Deus o havia enviado ao Egito para que assim pudesse preservar a família da fome que cobriria a terra. José encorajou os irmãos a fazerem uma reunião completa trazendo o pai, Jacó, ao Egito.

Ao invés de ser vingativo, José estava emocionado. "Não é incrível?", ele parecia dizer, "Deus orquestrou todo esse episódio!" Tomando distância e olhando o quadro inteiro, José viu a mão soberana de Deus. Ele descobriu que Deus pode governar sobre situações terríveis para beneficiar seus filhos.

Que maravilha, que verdade confortadora! Deus está no controle de sua vida agora. Confiar nesse fato pode fazer a diferença entre a alegria e o desespero hoje.

Poucas verdades podem mudar nossas vidas como o conhecimento de que Deus está no controle.

Nenhum comentário: