Faz um bom tempo que não publico postagens por aqui! Acho que tem sido um período interessante... Consegui me aventurar em outros trabalhos ligados a fé e tudo mais, muito enriquecedor! Pelo menos tem sido até então! haha
Não quer dizer que eu não tenha pensado em textos pra publicar... É questão de baixar a cabeça, procurar referências e digitar!
-
Bom... Hoje trarei um tema interessante! Baseado no livro do John Stott "Batismo e Plenitude do Espírito Santo";
Pra iniciarmos a reflexão começarei com a seguinte pergunta: "Tu és realmente um Cristão?"
Ouço dentre os bancos do templo, vozes sussurrando: "Sim, sou cristão!"
Me atrevo a fazer a réplica: "Tu tem realmente certeza?"
E tu me faz a tréplica: "Sim! E quem é você pra questionar minha fé, moral e conduta?"
Me calo diante dessa frase, pego minha bíblia e convido você, querido leitor, a lermos a seguinte passagem das Sagradas Escrituras:
"No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba.
Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva".
Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado." João 7:37-39
Essa passagem nos leva ao seguinte entendimento:
- O Cristão "verdadeiro" é aquele que constantemente tem sede (espiritual) e apenas busca em Cristo sacia-la!
A analogia é a mesma da sede física... afinal se você está com sede, pode até tomar um refrigerante ou suco, porém a bebida que realmente vai 'matar a sede' é um bom copo d'água! Você pode tentar matar tua sede espiritual com qualquer outro tipo de 'bebida', porém a que realmente vai te saciar será a Água Viva (Espírito Santo). - No momento que nascemos novamente, deixamos de sermos seres puramente Carnais, para sermos Espirituais, guiados pelo Espírito de Deus!
Nas mãos do Oleiro passamos a ser novos jarros, recipientes prontos pra receber do Espírito Santo (Água Viva). Quando uma pessoa crê em Cristo e busca nele saciar a sede, o jarro (nós) começa a ser preenchido... pela fé buscaremos aprender mais dEle, e assim seremos enchidos mais e mais... Até o ponto que do Jarro transbordará a Água Viva!
- "Poxa, que desperdício!"
Pessoal, pelo contrário! Que benção! - Se tu é fiel à Palavra e crê por amor, tu foi feito pra transbordar mesmo! Nosso Jarro não é limitado... O Espírito Santo que transborda de nós é o que nos capacitará a levarmos a Boa Nova àqueles que estão perdidos! É aquele que nos moldará a ponto de através de nossas atitudes Cristo venha ser (re)conhecido!
O legal de tudo isso é que somos convidados a sermos plenos! (Plenitude do Espírito Santo)
- "Mas afinal o que é ser 'Pleno do Espírito Santo'"?
Até pouco tempo atrás eu pensava que ser "pleno", era ser alguém com Dons sobrenaturais... Manifestar sobrenaturalmente o poder de Deus! - E como um todo não é errado dizer que 'não o seja'. Porém o que falar da igreja de Coríntios? Uma igreja cheia de Dons, de manifestações sobrenaturais... E aí Paulo chega exortando a galera, dizendo que mesmo com Dons eles não eram espirituais, mas sim carnais! Que tri né? Tenso na real! -
Igreja Autêntica = Cristãos Espirituais
Na passagem que vamos ler agora, poderemos notar que a Plenitude do Espírito Santo está ligada à uma transformação moral, do que unicamente a presença de Dons Espirituais. - Leiamos:
"Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito,
falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor,dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo." Efésios 5:18-21
Os trechos grifados em 'negrito' mostram 4 qualidades morais ocasionadas pela Plenitude do Espírito Santo. E elas nos levam a sermos mais parecidos com Cristo! - Vamos compreender melhor essas 4 qualidades:
- Falando entre si: Podemos citar Colossenses 3:16; Não seria surpresa o "falando entre si", afinal o Amor (Dom Supremo) nos leva a um sentido diferente de comunhão!
- Cantando e Louvando: "[...] O Espírito Santo adora glorificar o Senhor Jesus, manifestando-o ao seu povo de uma maneira que eles se regozijem em cantar louvores a Ele.[...]" John Stott; Não devemos ficar em silêncio, porém devemos adorar, louvar, compor e cantar sem preconceitos ou vergonha!
- Dando graças constantemente: "Crentes cheios do Espírito agradecem sempre, por todas as coisas! Não existe circunstâncias pelas quais eles não agradecem. [...] A murmuração, um dos pecados costumeiros de Israel, é um pecado grave porque é um sintoma de descrença."
(John Stott)
- Submetam-se uns aos outros: "A submissão humilde é uma tão importante do comportamento Cristão que o verbo aparece 32 vezes no NT. A marca registrada do Cristão cheio do Espírito não é a auto-afirmação, mas a auto-submissão. [...] Podemos ser firmes algumas vezes, mas cuidando para que nossa firmeza aparente, em um princípio, não seja uma exibição desagradável de orgulho." (John Stott)
Então galera, como podemos ver e entender, a Plenitude está mais ligada à uma transformação moral do indivíduo (Metanoia, podemos colocar também), do que feitos sobrenaturais! Ser 'Crente' é ser, usando o termo, ser um pequeno "Jesus"... É trilhar os passos que Jesus trilhou, é agir, falar, pensar e servir como Ele serviu! Somos convidados a todo momento a nos espelharmos nEle!
Você jovem, como eu, vive envolto a diversas pessoas que não creem em Jesus (Crer mesmo!), e as vezes, sem perceber, estamos falando como o mundo, estamos agindo como o mundo, estamos olhando como o mundo! Cuidado meus queridos, a linha é tênue, num piscar de olhos tu pode estar andando pelo lado errado... Vou levantar algumas coisas e fechar com uma passagem bíblica!
Cuidado com:
- Palavrões; Palavras de ofensa; Palavras de morte!
- Olha a pegação! Não fiquem 'ficando'! Teu coração tá se esfriando e sendo fragmentado!
- Não olhe como o mundo olha, sempre buscando o bem próprio e a própria vitória... esquecendo dos outros!
- E por aí vai... Pesquisa na bíblia!
Sejamos como a Palavra nos diz... Sal e Luz neste mundo... Que nosso falar glorifique a Deus, que nosso agir glorifique a Deus, que nosso olhar glorifique a Deus! Isso também é ser Pleno!
- E aí? tens glorificado a Deus com toda a tua vida? Tens sido PLENO?
Termino com a seguinte passagem:
"Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.
Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.
Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei.
Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;
idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções
e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.
Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.
Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros."
Gálatas 5:16-26
É tipo uma voadora no peito! Vai dizer que não?
Vivamos continuamente bebendo da fonte da Água Viva! Sendo aperfeiçoados pelo Espírito Santo, para com o tempo a gente parecer cada vez mais com Jesus!
VIVAMOS PELO ESPÍRITO!
Graça e Paz maninhos e maninhas!
"Ninguém consegue possuir (ou ser habitado por) o Espírito de Deus e guardar esse Espírito para si. Onde o Espírito está, ele transborda; onde ele não transborda, ele não está."
William Temple
Nenhum comentário:
Postar um comentário