"A teu respeito diz o meu coração: Busque a minha face! A tua face, SENHOR, buscarei" Salmos 27.8
quinta-feira, 28 de maio de 2009
LI E RECOMENDO!
quarta-feira, 20 de maio de 2009
LI E RECOMENDO!
Autor: Ed René Kivitz
Editora Mundo Cristão
A resposta cristã para o sentido da vida
Oprimidas por uma sociedade onde a felicidade é uma obrigação, a maioria das pessoas vive um silencioso e escondido desespero. Sufocados pela rotina ou pelos excessos: pré-ocupações, solicitações, responsabilidades, compromissos e possibilidades, não são poucos os que sequer têm tempo para se perguntar a respeito do âmago da existência humana, suas origens, propósitos, destinos, ideais e valores. O resultado é a angústia crônica, a insatisfação aparentemente sem motivo, o estado de espírito negativamente perturbado, e a monotonia da luta pela mera sobrevivência.
Vivendo com propósitos apresenta a resposta cristã para o sentido da vida. Tomando como ponto de partida a afirmação de que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, autor extrai do conceito da Imago Dei os propósitos universais para a existência humana: transcender; crescer; conviver; construir e suas implicações para a plena realização pessoal.
Vivendo com propósitos é um apelo contagiante a respeito do valor da vida, da beleza das coisas efêmeras, das possibilidades do sagrado, da dignidade de toda pessoa, do encantamento das relações de amor e afeto, e das potencialidades do talento humano.
Fugindo dos chavões e lugares comuns das respostas prontas, Ed René Kivitz nos conduz pelas trilhas da teologia e da filosofia que fundamentam a tradição da espiritualidade judaico-cristã e nos desafia à peregrinação espiritual, afirmando que a felicidade não é um lugar aonde se chega, mas sim um jeito como se vai.
Ed René Kivitz é teólogo, escritor e conferencista. Desde 1989 desenvolve sua atividade pastoral na Igreja Batista de Água Branca. Casado com Silvia Regina, tem dois filhos, Fernanda e Vitor, e vive atualmente em São Paulo.
Papai te abençoe.
Missionário Adilson
CRER É TAMBÉM PENSAR - Reflexão (20 de maio)
Tudo que vocês anotaram em suas discussões nos grupos, também deve ser trazido ao grupão, para compartilhar e abençoar a todos com o que Deus lhes falou até agora.
Isto pra hoje!
Grande abraço
Missionário Adilson
sexta-feira, 15 de maio de 2009
LI E RECOMENDO!
Autor: Willian P. Young
Editora Sextante
Este livro conta a história de Mack, um homem comum que num acampamento teve sua filha mais nova raptada, e evidências de que ela foi brutalmente assassinada são encontradas numa cabana abandonada.
Depois de três anos e meio do acontecido, Mack recebe um estranho bilhete, aparentemente escrito por Deus, convidando-o a voltar à cabana onde aconteceu a tragédia.
Apesar de desconfiado, ele vai ao local nuam tarde de inverno e adentra passo a passo o cenário de seu mais terrível pesadelo. Mas o que ele encontra lá muda o seu destino para sempre.
Em um mundo cruel e injusto, A Cabana levanta um questionamento atemporal: se Deus é tão poderoso, por que não faz nada para amenizar o nosso sofrimento?
As respostas que Mack encontra vão surpreender você e podem transformar sua vida de maneira tão profunda como aconteceu com ele. Você vai querer partilhar este livro com todoas as pessoas que ama.
"Esta história deve ser lida como se fosse uma oração - a melhor forma de oração, cheia de ternura, amor, transparências e surpresas. Se você tiver que escolher apenas um livro de ficção para ler este ano, leia A Cabana." - MICHAEL W. SMITH
Missionário Adilson
Obs.: A partir desta semana, estarei a cada semana colocando no blog, uma dica de leitura de algum livro que eu já tenha lido e que recomendo.
quarta-feira, 13 de maio de 2009
CRER É TAMBÉM PENSAR - Perguntas para reflexão (13 de maio)
1. Stott afirma no capítulo 1 (pag. 8): "No mundo multiplicam-se os pragmatistas, para os quais a primeira pergunta acerca de qualquer idéia não é: 'É verdade?' mas sim: 'Será que funciona?'". Se estas perguntas são feitas com relação a Deus, como fica o relacionamento com o Pai?
2. (Cap. 1, pag. 8): Qual o perigo do ritual para o culto racional?
3. (Cap. 1, pag. 9): O movimento ecumênico deve seu ímpeto à frustração de que jamais alcançará um acordo doutrinário entre aqueles que o buscam, por isso investem sua energia no esforço social. Que implicações isto traz para o culto racinal?
4. (Cap. 1, pag. 9): O neo-pentecostalismo se declara anti-intelectualista e faz da experiência o principal critério da verdade. Stott diz que "isso equivale a pôr nossa experiência subjetiva acima da verdade de Deus". Como na verdade, esse pensamento nos coloca frente a Deus?
Obs.: Meus queridos, dentro da possibilidade, anotem as respostas às perguntas trabalhadas nos grupos para que possamos compartilhá-lhas no grande grupo no final do mês com os demais.
Grande abraço
Missionário Adilson
quarta-feira, 6 de maio de 2009
CRER É TAMBÉM PENSAR - Perguntas para reflexão (06 de maio)
1. Todo a forma de intelectualismo é ruim para a fé? Todo forma de intelectualismo é boa para a fé?
2. Toda e qualquer forma de experiência é boa para a fé? Toda e qualquer forma de experiência é ruim para a fé?
3. Como e onde podemos perceber hoje um cristianismo de mente vazia?
4. Identifiquem no capítulo um, quais são os pensamentos teológicos que Stott cita e de que maneira eles tratam esta relação entre fé e razão, experiência e intelectualismo. A partir disso avaliem se o nosso pensar teológico luterano se encaixa dentro de algumas das percepções do autor. Se não for este o caso, identifiquem como a nossa teologia luterana em suas mais diversas linhas teológicas refletem e se comportam a respeito deste assunto.